Acesso ao Sistema, clique no ícone Mentalidade Legal.
Informe seu usuário e senha para acessar o sistema.
A tela principal do sistema será exibida.
Clica em customizada. E escolha o tipo de serviço normal importar NF-E (XML ou Portal).
Iremos clicar na opção Importar, e partir dela podemos utilizar a função “XML” e selecionar o XML da NF-e caso o cliente tenha enviado ela, ou então podemos efetuar o download através do portal na opção “Download XML” desde que o seu CNPJ tenha sido informado como transportador na NF-e ou autorizado a efetuar o download.
Após vincular o XML ou efetuar o download via portal, o sistema irá preencher todos os dados que puderem ser consultados com base na NF-e, aproveitando os dados da NF-e: o Tomador do serviço: Remetente, Destinatário, UF e o Município de Início e Término da prestação. Após o dados serem preenchidos e conferidos, iremos avançar.
Devemos informar os seguintes campos na tela: o valor da carga, o produto predominante, a unidade de medida, o tipo da medida e a quantidade, esses campos serão automaticamente preenchidos se na NF-e tiverem essas informações, caso não tenha, será necessário preencher manual, e após clicar em avançar.
Iremos informar o valor total da prestação de serviço, o valor a receber e o valor total dos tributos. Depois em ICMS iremos preencher conforme a operação tanto o CFOP quanto o CST e a natureza da operação (buscar da regra tributária do CTe). Vamos confirmar.
Selecione o CT-e salvo e clique em
Mensagem final:
Acesse os vídeos: