A Matriz CT-e é uma funcionalidade do sistema Mentalidade Legal que permite criar regras de para a escrituração de documentos fiscais. Ela garante que informações de sejam registradas corretamente no CT-e, conforme os parâmetros definidos pela contabilidade.
Para acessar, o usuário deve entrar no sistema com login e senha, e seguir o caminho:.
Na Matriz CT-e é possível configurar as regras de escrituração dos seguintes tributos:
Na tela , clique em e preencha os campos obrigatórios:
- Tipo de Emissão (própria ou de terceiros)
- Operação (entrada ou saída)
- CFOP e CST do documento fiscal
- Informações de escrituração (CFOP, CST, valores, base de cálculo, alíquota e conta contábil)Finalize clicando em .
Na tela , é possível criar regras que convertem o da nota do fornecedor para o CST de PIS que será considerado na escrituração. Além disso, podem ser configurados o valor do item, base de cálculo, alíquota e a conta contábil.
A tela permite criar regras para conversão do da nota do fornecedor para o CST de COFINS que será considerado após a escrituração. Também podem ser preenchidos valor item, base de cálculo, alíquota e conta contábil.
Além de criar novas regras, o sistema permite:
- regras já existentes
- uma regra cadastrada
- regras para agilizar o processo
- regras que não são mais necessárias
- as regras para Excel
Clonar uma regra significa criar uma nova regra baseada em outra já cadastrada. Isso facilita o processo de configuração, evitando retrabalho e garantindo consistência nas informações.
Na tela da Matriz CT-e, utilize a função para gerar uma planilha em Excel com todas as regras configuradas no sistema, facilitando o compartilhamento e análise dos dados.
Os parâmetros da Matriz CT-e devem ser configurados conforme orientação da . Isso garante que os lançamentos de ICMS, PIS e COFINS estejam em conformidade com a legislação vigente e com a escrituração fiscal da organização.
Acesse os vídeos: