Em cumprimento à Lei Complementar nº 214/2025, referente a Reforma Tributária, o sistema Mentalidade Legal da Mentalistas Tecnologia foi atualizado e nesta versão já tem a possibilidade das empresas do Regime Normal utilizarem os novos tributos:
- CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços
- IBS – Imposto sobre Bens e Serviços
Esses impostos já estão integrados aos seguintes documentos fiscais:
Os impostos CBS/IBS podem ser preenchidos manualmente nas notas fiscais na função "Completa" ou "Clonar", conforme imagem abaixo:
Obs: Vale lembrar que os clientes que já utilizam a emissão das notas com a função "Simplificada", todos os parâmetros fiscais são preenchidos automaticamente pela Inteligência Fiscal do nosso programa. Clicando também no botão "IBS/CBS" o sistema permite calcular regra padrão ou até mesmo pesquisar/escolher qual regra tributária deseja aplicar. Mais informações sobre essa operação, acesse o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=9QT4Pedj3fs
Os impostos CBS/IBS podem ser preenchidos manualmente nos conhecimentos de transporte na função "Completa" ou "Clonar", conforme imagem abaixo:
Obs: Vale lembrar que os clientes que já utilizam a emissão dos conhecimentos com a função "Customizada", todos os parâmetros fiscais são preenchidos automaticamente pela Inteligência Fiscal do nosso programa. Mais informações sobre essa operação, acesse o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=WhO8fTfCcG4
Informamos que fizemos também a atualização da Reforma Tributária para os módulos PDV (Ponto de Venda) para emissões da NFCe e Mentalistas CAR (segmento de concessionárias de veículos usados) para emissões da NFe.
Em cumprimento à Lei Complementar nº 214/2025 realizamos nesta versão a implantação do módulo para emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) para o ambiente nacional da Receita Federal. Essa atualização padroniza o formato das notas em todo o país e substitui o modelo anterior ABRASF (Prodabel).
Já estamos com clientes homologados em várias capitais incluindo Belo Horizonte e Rio de Janeiro. E também em diversos outros municípios, garantindo segurança, conformidade e facilidade no processo de emissão. Atualmente mais de 50% das Prefeituras do país aderiram ao emissor nacional.
- Criada uma função específica para agilizar o processo de cadastro e atualização de clientes (inclusive com a possibilidade de sincronização dos dados da Receita Federal ou endereço via CEP).
- Disponibilizada uma nova função exclusiva para atender os campos obrigatórios da NFS-e Nacional, conforme o leiaute técnico da Receita Federal.
- Inclui cadastro completo dos novos códigos de serviços, como o nacional, municipal e até mesmo o NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços).
→ Ideal para quem precisa de agilidade: informe apenas cliente e valor, e o sistema preenche o restante automaticamente conforme parametrização.
→ Permite preencher todos os campos exigidos pelo fisco, garantindo total detalhamento, atendendo qualquer operação tributária.
→ Função que possibilita duplicar uma ou várias notas em lote, com apenas um clique, facilitando o faturamento mensal recorrente (Ex.: Copiar todas as notas fiscais emitidas do mês anterior).
- A impressão da NFS-e agora é realizada diretamente pelo sistema da Mentalistas, sem necessidade de consumo da API do governo, que se encontra instável há mais de 15 dias. Isso garante maior autonomia, estabilidade e continuidade operacional para os clientes.
- É obrigatório informar uma justificativa.
- O CPF/CNPJ do tomador informado deve ser válido.
- A busca de notas não é mais feita por data/período. O sistema agora sincroniza por chave única da NFS-e, garantindo maior precisão e segurança na atualização das informações.
- Foram adicionados filtros por: Valor do serviço, ISS retido e retenção federal. Facilitando consultas, auditorias e conferências fiscais.
- Agora é possível editar múltiplos registros simultaneamente, editando os seguintes campos: Status, Data, Descrição, NBS, Informações complementares, tributos federais e municipais. Essa funcionalidade reduz drasticamente retrabalho operacional e aumenta a produtividade da equipe.
Nesta versão contamos também com o ajuste na geração do arquivo.txt do Sped Fiscal (EFD - Escrituração Fiscal Digital), válido a partir da competência 01/2026 para importação no programa PVA (Programa Validador).